TERAPIA OCUPACIONAL e INTEGRAÇÃO SENSORIAL 

TERAPIA OCUPACIONAL

A terapia ocupacional trabalha com crianças, adultos e idosos, cujo objectivo fundamental é promover a sua participação eficaz e satisfatória em actividades do dia-a-dia.

 

O Terapeuta Ocupacional é um profissional de saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de problemas de Desempenho Ocupacional, habilitando a pessoa em risco de ou com disfunção ocupacional, para a realização das ocupações do dia-a-dia. Estas ocupações consistem no conjunto de atividades que a pessoa considera importantes para dar sentido e significado à sua vida e podem ter como objetivo cuidar de si própria, desfrutar os seus tempos de lazer e/ou contribuir para o desenvolvimento económico e social da sociedade.

A abordagem do Terapeuta Ocupacional centra-se na pessoal, na ocupação e no ambiente. Utiliza metodologias e atividades/ocupações específicas de acordo com a motivação e necessidades do individuo. Quando a disfunção ocupacional tem por base a ausência de função e esta não é possível de recupera, o terapeuta ocupacional pode, ainda, utilizar ajudas técnicas ou  adaptações para compensar essas incapacidades. Podem também intervir no ambiente familiar, social ou profissional da pessoa, aconselhando os familiares ou cuidadores, criando oportunidades de envolvimento ocupacional, adaptando o espaço às necessidades do indivíduo e/ou eliminando as barreiras arquitetónicas. O seu objetivo primordial é maximizar o equilíbrio e a adaptação entre o que a pessoa quer e necessita fazer e a sua competência para o realizar, de forma a devolver-lhe a possibilidade de continuar a desempenhar os seus papéis na sociedade.

Em: http://www.essa.pt/default.aspx?module=ArtigoForm&ID=540&IDMenu=315

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

A integração sensorial é o processo através do qual o nosso cérebro organiza as informações dadas pelo mundo que nos rodeia. Estas informações são-nos dadas pelos nossos sentidos: táctil, oral, auditivo, olfactivo, visual, vestibular e proprioceptivo.
Quando estas sentidos estão alterados por qualquer motivo, não conseguimos fazer uma correcta percepção e inter-acção. E aí temos comportamentos desajustados.
A integração sensorial vai auxiliar o cérebro a organizar estas informações, de modo a que sejam dadas as respostas adequadas. E deste modo vai organizar as nossas sensações por forma a ser possível fazer uso das mesmas de forma adequada. 

No Centro LOVE4KIDS beneficiamos da utilização do material adequado à estimulação e integração sensorial em conjunto com o material PediaSuit, como seja a gaiola ou o Spider (sistema de elásticos), por técnicos formados na especialidade.