PEDIASUIT
O Protocolo PediaSuit é uma abordagem terapêutica para indivíduos (crianças, adolescentes e adultos) com patologias neurológicas, como Encefalopatia Crónica da Infância (anteriormente designada como paralisia cerebral), atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afectam o desenvolvimento motor de uma criança e/ou funções cognitivas, AVC's.
O elemento chave é um programa de tratamento estabelecido para a criança, adolescente ou adulto com base nas suas necessidades individuais.
O Protocolo PediaSuit é baseado num programa de exercícios específicos e intensivos que ajudam a minimizar reflexos patológicos e no estabelecimento de novos padrões de movimentos correctos e funcionais.
O Protocolo PediaSuit utiliza diversas ferramentas.
- Uma delas é a órtese dinâmica, chamada SUIT, que é uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas, já que os mesmos chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, de massa muscular e com uma estrutura óssea debilitada.
O Suit é composto por colete, toca, calções, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, que desempenha um papel crucial na regulação do tónus muscular e na função sensorial vestibular.
- A ABILITY EXERCISE UNITY (gaiola), o MONKEY (sistema de roldanas) e o SPIDER (sistema de elásticos) são usados para aumentar a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento, além de criar inúmeras possibilidades de exercícios e uso de diversos materiais para o incremento do programa de tratamento.
O Protocolo Pediasuit tem vindo a ser desenvolvido na Clinica Therapies4Kids nos EUA e divulgado em todo o mundo. Mais informações em www.therapies4kids.com.
INDICAÇÕES
CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS
. Atraso no desenvolvimento motor;
. Distúrbio de equilíbrio;
. Alterações da coordenação motora
. Diminuição de massa óssea;
. Diminuição de força muscular;
. Distúrbios de integração sensorial;
. Paralisia cerebral;
. Traumatismo crânio-encefálico;
. AVC - Acidente vascular cerebral;
. Ataxia, atetose, hipertonia, hipotonia;
. Desordens neurológicas;
. Autismo;
. Síndrome de down e outras síndromes.
ALGUNS BENEFÍCIOS
. Treina o sistema nervoso central;
. Proporciona estabilização externa;
. Adequação do tónus muscular;
. Alinhamento corporal;
. Proporciona correcção dinâmica;
. Corrige padrão de marcha;
. Melhora coordenação e equilíbrio;
. Melhora da consciência corporal.
CONTRA-INDICAÇÕES
. Sub-luxação da anca ( acima de 33%);
. Escoliose severa (acima de 25 graus);
. Contracturas articulares;
. Distrofias musculares;
. Alterações cardíacas e metabólicas graves
. Epilepsia não controlada.