COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA 

Avaliação e Mini-Curso Personalizado e Intensivo aos pais

 

Identificamos em muitas crianças a dificuldade em comunicar. A algumas acrescem dificuldades cognitivas, a outras dificuldades motoras, a que advém problemas comportamentais por impossibilidade de se fazerem comunicar, nomeadamente frustração da criança e muitas vezes dos pais. 

 

Nesta vertente, fazemos a avaliação da criança e, nessa base, é apresentado aos pais um mini-curso personalizado onde são abordados os seguintes temas: 

 

. Princípios gerais e práticos da comunicação: quebrar o estigma da comunicação aumentativa, mostrar aos pais o impacto que uma comunicação eficaz pode trazer para a satisfação de necessidades da criança e para o fortalecimento de relações. 

. Desmistificar a ideia de que a comunicação alternativa/aumentativa se traduz numa barreira ao desenvolvimento da oralidade: Antes pelo contrário! Uma criança motivada e satisfeita é uma criança com maior potencial de desenvolvimento!

. Capacitar os pais de estratégias facilitadoras: como comunicar com o meu filho? através de que equipamentos? papel e caneta, símbolos ou imagens reais? computador ou dossier? Qual a melhor opção? 

. Desenvolvimento de outras competências linguísticas: como estimular o meu filho para a pré-literacia? Estratégias para os pais estimularem a criança em casa, preparando-a para um currículo o mais adaptado possível. 

 

A duração do mini-curso é varável, depende da criança, da abordagem e do tipo de solicitação que os pais pretendam.

 

  • Wix Facebook page